Oi Galera!
Desculpa ai a demora de novas postagem, estava meio enrolado. Mas agora ja to de volta e vamos ta postando novidades.
Bem quem ja não se deparou com aquele computador com inumeros parafusos diferentes e temos que usar varias chaves diferentes, isso deixa qualquer tecnico louco.
Exixtem enorme quantidade de parafusos que compõem um computador. São tamanhos, comprimentos e roscas diferentes, mas cada parafuso tem o seu lugar garantido dentro da CPU.
É bom sabermos que não adianta querer colocar um parafuso de rosca X em um buraco com padrão Y. Além disso, parafusos mais compridos, se utilizados no lugar errado, podem causar alguns problemas no equipamento.
Vamos dar uma olhada para não errar na hora da montagem.
Para o gabinete
Esses parafusos são, certamente, os mais conhecidos pelo usuário. Isso porque são eles os responsáveis por manter o gabinete montado (juntamente com os rebites, claro). As roscas desse tipo de parafuso são grossas se comparadas às da maioria das peças que compõem um computador.
Vale lembrar que o parafuso utilizado para a montagem pode mudar de um gabinete para outro, embora não seja comum isso acontecer.
Placa-mãe e Cooler
Os parafusos para prender a placa-mãe ao gabinete podem ser de dois tipos:
•Rosca grossa e compridos
No geral os parafusos para fixação da placa-mãe vêm acompanhados de arroelas vermelhas, as quais devem ser utilizadas para isolar os furos não metalizados do componente.
Você também pode utilizar grampos com trava como os mostrados na imagem abaixo para fixar melhor a placa-mãe ao gabinete.
Alguns coolers ainda utilizam parafusos para se fixarem à placa-mãe. Esses geralmente possuem cabeça achata e rosca grossa, do tipo auto atarraxante e são facilmente identificados em meio aos demais parafusos.
É necessário ter muito cuidado com os parafusos utilizados na fixação dos drives de CD/DVD e Disquete, mas a atenção deve ser redobrada ao prender o disco rígido. Isso porque os parafusos utilizados para esses componentes não podem ser muito compridos, uma vez que podem entrar em contato com a parte mecânica da peça e a danificar.
Por padrão os parafusos para essa funcionalidade são mais curtos do que os utilizados na montagem do gabinete. O formato da cabeça também é bem diferente, já que os parafusos utilizados em HDs possuem a cabeça achatada, como mostrado na figura abaixo
Agora você conhece os principais tipos de parafusos utilizados em computadores.